Home Notícias Siemaco O SIEMACO GUARULHOS, EM SUA LUTA PELA JUSTIÇA SOCIAL, EXPRESSA VEEMENTEMENTE SUA REPULSA AO GOLPE BRANDO EM CURSO NA COLÔMBIA

O SIEMACO GUARULHOS, EM SUA LUTA PELA JUSTIÇA SOCIAL, EXPRESSA VEEMENTEMENTE SUA REPULSA AO GOLPE BRANDO EM CURSO NA COLÔMBIA

por Siemaco Guarulhos

O Siemaco Guarulhos,uma entidade sindical brasileira comprometida com a defesa dos direitos e da justiça social, manifesta seu veemente repúdio ao golpe brando que está ocorrendo na Colômbia.
Desde a eleição do primeiro governo progressista do país, liderado pelo presidente Gustavo Petro, pela vice-presidente Francia Márquez e pelo Pacto Histórico no Congresso, testemunhamos os poderes tradicionais colombianos se mobilizarem para restaurar um modelo marcado pela extrema desigualdade, devastação ambiental e violência patrocinada pelo Estado.

Atualmente, menos de um ano após a posse do governo de Petro, estamos presenciando uma ação coordenada dos órgãos reguladores, conglomerados midiáticos e do sistema judicial colombiano, com o objetivo de obstruir as reformas em curso, intimidar seus apoiadores, derrubar seus líderes e difamar sua imagem internacionalmente.

A Procuradoria-Geral e a Fiscalia General da República, representadas por Margarita Cabello e Francisco Barbosa, respectivamente, estão engajadas ativamente na perseguição aos representantes do Pacto Histórico, o que pode resultar na suspensão, destituição e inelegibilidade de congressistas como Alex Flórez e Alexander López, do presidente da Câmara de Representantes David Racero, da representante Susana Gómez, da senadora e líder negociadora de paz María José Pizarro, e até mesmo do próprio Presidente Petro.

Um exemplo dessa perseguição ocorreu no caso do senador Wilson Arias, no qual Cabello, estreita aliada do ex-presidente Álvaro Uribe e ex-ministra da Justiça no governo anterior de Iván Duque, instaurou um processo disciplinar contra o senador por se posicionar contra a violência policial durante os protestos nacionais de 2021, violando flagrantemente o precedente legal estabelecido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que impede órgãos administrativos, como a Procuradoria-Geral, de destituir funcionários eleitos.
Além disso, membros da reserva e reformados das forças militares colombianas, incluindo generais e coronéis, não apenas manifestaram oposição ao presidente Gustavo Petro, como também marcharam em frente ao Congresso para incitar um golpe de Estado contra seu governo.

Fica evidente que essa campanha coordenada visa proteger os interesses dos poderes tradicionais da Colômbia, em detrimento das reformas populares que visam melhorar os salários, promover o bem-estar social, preservar o meio ambiente e alcançar uma paz verdadeira para o país.

Diante desse cenário, nós, do Siemaco Guarulhos, juntamente com outros sindicatos e organizações brasileiras, nos solidarizamos com o povo colombiano e convocamos todos os defensores da democracia e da justiça social ao redor do mundo a se oporem a essas táticas infames e a impedirem o avanço de um golpe brando na Colômbia.

Reiteramos nosso apoio aos movimentos sociais, às forças progressistas e a todas as pessoas que lutam por justiça e igualdade no Brasil e no Mundo.

Mais Notícias