Protagonismo, resistência e compromisso coletivo
O 25 de julho é um marco na valorização da história, das lutas e das conquistas das mulheres negras da América Latina e do Caribe. É uma data para reafirmar o protagonismo de quem, ao longo dos séculos, resiste ao racismo, ao machismo e às desigualdades sociais com coragem, sabedoria e organização.
As mulheres negras seguem na linha de frente — nos territórios, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho — impulsionando transformações reais com sua força coletiva e ancestral. São lideranças que, mesmo diante das violências históricas, constroem diariamente caminhos de justiça, liberdade e equidade.
No Siemaco Guarulhos, essa luta é reforçada pela atuação da Secretaria da Mulher, que permanece firme na defesa dos direitos, no acolhimento às demandas da base e na promoção de iniciativas que valorizam a diversidade, a igualdade de oportunidades e o respeito às trabalhadoras em todos os espaços.
A Secretaria da Mulher é um espaço permanente de escuta, mobilização e fortalecimento das pautas que atravessam a vida das mulheres da nossa categoria — com atenção especial às trabalhadoras negras que enfrentam os impactos mais profundos das desigualdades.
Reconhecer, valorizar e garantir os direitos das mulheres negras é essencial para avançarmos na construção de uma sociedade mais justa, solidária e plural.
Seguimos juntos na luta: com respeito, compromisso e ação.